domingo, 30 de maio de 2010

PROINFO em Maricá

O Proinfo chegou em Maricá e no CIEP Brizolão 259 Professora Maria do Amparo Rangel de Souza já é uma realidade e apesar dos desafios, como a espera por mobiliários que emperram nos processos administrativos que acabam gerando longos cadastros de reserva, eles contam atualmente com 34 computadores, com internet e já desenvolveram vários projetos.


Entre eles um curso intitulado PAM (Programa Aluno Monitor), iniciado em 07 de abril, foi iniciado o curso do Programa Aluno Monitor no CIEP 259 com a participação de alunos da Rede Estadual de Educação do Ensino Médio.

O objetivo do Programa Aluno Monitor é promover a formação em conceitos básicos de tecnologia, o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e a multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos.

Com as competências adquiridas neste programa, o aluno além de ajudar seus colegas, professores e comunidade, desenvolve qualificação para o mercado de trabalho, promovendo a socialização do jovem e a inclusão digital.


Outras escolas que estão participando do projeto:

*Escola Estadual Domicio da Gama,

*Escola Estadual Euclydes Paulo da Silva,

*Colégio Estadual Elisiário Matta,

*Escola Estadual Cacilda da Silva e

*Colégio Estadual Francisco José do Nascimento.

3 comentários:

  1. Sol minha querida,
    é engatinhando que se aprende a andar, e é o que percebo que está acontecendo nessa escola de Maricá, é pena que os entraves não deixem a evolução caminhar a largos passo, saber que existem outras realidades bem mais evoluidas e outras bem menos nos faz ver como a premissa de educação de qualidade para todos é ainda uma utopia em nosso país!
    Prabéns pelo blog, muito bonito viu!
    Flavia Tiziano.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sol,legal você também postou sobe o ProInfo!!
    Fico muito contente de saber que um programa do governo realmente funciona, não só nas escolas dos grandes centros, como consegui averiguar no meu trabalho, o que já é um grande alento.

    Como falei em outras postagens, creio que o que falta muitas vezes é informação, e esses trabalhos são ótimas oportunidades de divulgarmos todas as possibilidades de incentivo as Tic's.

    Bjs,

    Claudia Adriano.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da iniciativa do Projeto PAM. Assim é que se produz a mediação das aprendizagens em grupo, como já dizia Vygotsky, agindo na área de desenvolvimento proximal.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir